A Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal. Em 2020, as vendas no e-commerce foram de R$4,02 bilhões em apenas dois dias de campanha, alta de 25,1% nas vendas digitais em relação ao ano anterior. A estimativa dos especialistas é de aumento nas vendas na Black Friday 2021, causada pela demanda reprimida e superações do mercado que prometem estimular o consumo durante o mês de novembro.
Confira 6 ações essenciais que você deve realizar durante a Black Friday:
Antecipe as demandas
A pré-campanha deve acontecer no mês de outubro, podendo antecipar ofertas e/ou outras vantagens que estimulem a prospecção de demanda. Uma vez que a sazonalidade se estende pelo mês todo, é comum termos uma inflação do CPM (custo por mil impressões), o que torna a estratégia de antecipação uma alternativa para diminuir os custos das operações digitais durante o mês de novembro.
Esta ação se resume em: gerar leads para o time de CRM, mas esta é só uma fatia do bolo. Você também deve avaliar o quão saudável estão suas listas de remarketing e utilizar de tráfego ativo para estimular o crescimento desta população, separando, sempre, as audiências por interesse e qualificação.
De olho na concorrência
Você deve monitorar sua concorrência de forma constante, mas em sazonalidades como a BF, é extremamente importante entender como está o comportamento deste adversário. Avalie a precificação, as campanhas ativas e como está o atendimento, pré e durante a Black Friday. Buscar o comportamento do concorrente pode te indicar como ele está operando frente às reações do mercado.
Não limite-se apenas ao seu mercado. A BF é uma sazonalidade generalizada, e todos os players estão concorrendo pelo dinheiro do consumidor.
Reforce o seu estoque
A Black Friday de 2021 trará uma demanda reprimida pela pandemia e esta data deve trazer um fôlego para os players. Portanto, este é o momento de você absorver a demanda, garantir uma boa oferta e ter um bom estoque.
Escolha as iscas
A expectativa do consumidor é enxergar no mercado descontos agressivos, e muitas vezes ele já definiu o seu artigo de desejo. Por isso, é importante que você defina qual dos seus produtos pode ser a isca para atrair a compra, mas não limite-se em oferecer apenas um baita desconto, busque trazer produtos extras que possam completar a experiência de consumo.
Invista na recuperação
A maioria dos visitantes da sua loja são apenas passantes, mas muitos podem estar deixando um rastro de interesse. No digital é comum a reativação deste público por remarketing, mas caso este visitante deixe um dado de contato, utilize de canais de ativação rápida, como telefone e WhatsApp para não perder vendas.
Invista no seu site
Com as ações de BF, é comum que você receba um grande volume de acessos. Por isso, é importante que você garanta uma boa usabilidade deste canal, garantindo que o usuário navegue com facilidade, encontre os produtos e finalize a compra de forma objetiva e sem problemas.
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