Quando se trata de futebol, Ribeirão Preto é dividida a mais de 100 anos entre grandes paixões, os times Botafogo e Comercial, que atuam hoje em holofotes bem distantes. Enquanto o Botafogo joga pela Série A1 do Paulista e no Brasileirão Série C, o Comercial joga na Série A2 do Paulista e na Copa Paulista (cenário em 2022). Olhando para estas diferenças, faz sentido que um time tenha maior relevância que o outro, porém, paixão é paixão e o Comercial não perde sua relevância quando se trata de cultura ribeirãopretana.
Então bora analisar como é esse comportamento no digital? Vamos analisar juntos ao menos três indicadores que podem refletir a força de cada time.
Buscas no Google
Entre janeiro e julho de 2022, o termo “botafogo” quando associado a “futebol, time e Ribeirão Preto” foi pesquisado em média de 190 vezes. Já o termo “comercial”, quando associado com os mesmos termos, obteve 150 pesquisas mensais. Ambos possuem um número baixo de pesquisa, o que pode indicar alguns cenários: tráfego direto para o site dos times ou portais de notícias (com busca interna) ou baixo interesse pelos clubes.
Para entender melhor esse interesse, vamos olhar para as buscas pelos estádios: o Estádio Santa Cruz (Botafogo) possui em média 720 pesquisas, já o Estádio Palma Travassos (Comercial) possui 390 buscas. Lembrando que o Santa Cruz hoje é uma arena multiuso, o que pode refletir na diferença das buscas.
Nesta comparação descartamos buscas isoladas pelo nome do time, que podem ser relacionadas a itens que não os clubes. E os números apresentados são correspondentes apenas a pesquisas realizadas em Ribeirão Preto/SP.
Seguidores nas Redes Sociais
Aqui vemos cenários completamente diferentes. Enquanto o Botafogo está presente ativamente em Instagram, Twitter, YouTube, TikTok e somam cerca de 265 mil seguidores, o Comercial possui apenas Instagram, com quase 26 mil seguidores.
Para este indicador, não foram consideradas redes sociais das torcidas ou perfis não oficiais.
Acessos Orgânicos ao site
Primeiro, o Comercial não possui um site oficial, ou está na limbo e não foi encontrado. Já o Botafogo, tem em média 222 mil acessos orgânicos mensais. O grande número de acessos orgânicos mostra que não existe falta de interesse pelo clube, mas também que estes acessos podem ter maioria em caminho direto.
3 a zero para o Botafogo
Já não bastasse os golaços do Pantera, o time evoluiu para as fases finais do Paulistão de 2022 e teve 4 jogos transmitidos pelo YouTube. Os vídeos somam até 08/08/2022 mais de 7 milhões de visualizações. É ou não uma baita exposição de marca?
E aí, o que achou da análise? Incluiria algum outro indicador? Comente!