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Presença online: saiba como destacar o seu negócio em 2021

  • Foto do escritor: Luiz Martins
    Luiz Martins
  • 25 de mar. de 2021
  • 7 min de leitura

Confira 5 dicas fundamentais para destacar a sua empresa nos meios digitais e aumentar a visibilidade da marca online!

A presença digital tem se tornado um quesito essencial para a sustentabilidade das empresas, principalmente com a crise mundial atingida pelo novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, muitas empresas adotaram a comunicação online para manter as vendas ativas, mesmo com as portas praticamente fechadas em 2020. Infelizmente, quem não adotou esta medida ou não teve condições para investir nos meios digitais, sentiu fortemente o impacto.

Mas afinal, o que é presença digital e por que é tão importante para as empresas?

Com o abre e fecha das empresas e muitas incertezas do mercado, não ser visto significa não ser lembrado e este não é um bom momento para ser esquecido, concorda?

Por isso, presença digital significa estar visível no momento certo e na hora certa que um potencial consumidor ou um cliente busca pelo produto ou serviço.

Com isso, podemos entender que a presença digital significa toda “imagem ou informação da empresa na web”. Ou seja: pode ser uma página no Facebook, uma conta no Instagram, um site, blog ou apenas o Google Meu Negócio.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen no mês de junho de 2020, com 1.260 entrevistados apontou que 97,6% dos brasileiros acessam a internet pelo menos uma vez por dia. Outro dado importante obtido na pesquisa foi o aumento das compras online, tendo um salto de 46,1% apenas no primeiro semestre de 2020, enquanto os pedidos de comida via delivery cresceram 43,8%.

Com estes dados temos a certeza de que mesmo com o mundo em pandemia e muitas incertezas, os hábitos de consumo não diminuíram. Pelo contrário, quem se adaptou ao “novo normal” teve a chance de continuar lucrando e até mesmo aumentando o volume de caixa.

Esses dados mostram que podemos esperar um público cada vez mais conectado e informado. Mais do que isso, um consumidor que não apenas consome, mas também se interessa mais pelo que está consumindo e por isso é tão importante manter a presença ativa nos meios digitais.

As empresas que souberem se comunicar bem com sua base de clientes estarão em vantagem daqui para frente. Por isso, não basta apenas criar um perfil nas redes sociais, é preciso saber usar as ferramentas disponíveis e ser encontrado pelo usuário quando ele procurar por algo que você oferece.

Benefícios de uma presença digital estratégica

Disputar mercado

As compras online aumentaram mais 46% apenas em 2020 em meio a pandemia, em contrapartida, muitas empresas precisaram fechar seu negócio. Por isso, estar visível é uma ótima maneira para disputar o mercado e aumentar o volume de vendas.

Se você ainda não possui uma presença digital, é preciso ficar atento. Por isso, ao estar presente nos meios digitais, você consegue competir com a outra empresa do outro lado da cidade, ou até mesmo de outra cidade, estado e até país.

Comunicação com seu cliente

Sabia que é possível se comunicar com seu cliente rapidamente com os canais digitais?

O processo de atrair, vender e fidelizar um cliente começa com a comunicação, desde o momento em que ele procura por algo no Google ou redes sociais e cria um relacionamento com a empresa, até o internauta decidir comprar e tornar-se um cliente.

Para isso, é necessário criar uma estratégia que consiga fortalecer a imagem do seu negócio, atrair e reter a atenção do usuário. A melhor parte é que o marketing digital te dá a chance de segmentar as suas publicações, ou seja, você consegue se comunicar apenas com as pessoas que você sabe que possuem mais chances de se converterem ao status de cliente.

Ter visibilidade e uma real presença digital

A visibilidade na web permite que o seu negócio não só esteja visível para quem está procurando por você, mas para pessoas que nem sequer sabem da sua marca, utilizando-se de estratégias como SEO, além de um site otimizado e estratégico para atrair clientes.

Assim, além de estar sempre alcançando uma visibilidade ainda mais além, é possível estar sempre oferecendo conteúdos informacionais e tratando o laço de confiança entre a sua marca e o seu cliente.

Autoridade

Autoridade faz uma marca se destacar perante os concorrentes, principalmente se eles não estiverem visíveis nos meios digitais.

Alguma vez você já pesquisou uma marca no Google e não achou? Se sim, é normal surgir aquele sentimento de desconfiança: “Será que essa empresa existe mesmo?”. Isso é normal.

É um conhecimento quase que subentendido nosso que aquilo que não está no Google não existe, afinal estamos falando do maior buscador do mundo e você não quer que sua marca passe por inexistente, ou quer?

Ter uma presença digital bem consolidada te dá então essa autoridade e credibilidade.

Oportunidade para aumentar as vendas

Quando olhamos para a somatória de todos os benefícios anteriores, fica muito claro que os números de vendas tendem a aumentar como consequência destas ações.

Conseguir estar presente no mercado, ter uma boa comunicação com as pessoas, ter uma marca forte e outros mais, vão levar muito mais vendas até a sua empresa.

De acordo com o e-commerce brasil, 97% dos usuários pesquisam na internet antes de comprar e isso inclui as lojas físicas. Ou seja, a presença digital impacta em todos os canais.

Agora que você já conhece alguns benefícios e razões para marcar presença no mundo online, deve estar se perguntando como pode fazer isso e obter os melhores resultados para a sua marca, certo?

Em primeiro lugar é preciso entender que a comunicação, seja nas redes sociais ou sites e blogs precisará de constância. Um erro muito comum é desenvolver um meio de comunicação sem estratégia, sem saber qual o melhor local que o público está ativo e assim, logo abandoná-lo.

Antes de definir onde e como será a comunicação da sua empresa é preciso saber quais lugares o público-alvo passa maior parte do tempo ou até mesmo tirar alguma dúvida sobre o seu tipo de serviço ou produto.

Tendo essas informações em mãos, se torna possível desenvolver uma estratégia para aumentar a visibilidade online do negócio, para isso, confira 5 dicas abaixo!

5 dicas para aumentar a presença online e destacar sua empresa mesmo na pandemia!

1) Invista no Google Meu Negócio

O perfil de negócio é um recurso que permite que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.

Ao criar uma Ficha, como é chamado o perfil de uma empresa no Google Meu Negócio, você poderá cadastrar informações como:

  1. Nome comercial da empresa

  2. Endereço do negócio

  3. Número de telefone

  4. Horário de funcionamento

  5. Formas de pagamento

  6. Cadastrar os seus produtos ou serviços

  7. Criar publicações promocionais

  8. Outras informações sobre o negócio

Nesta ferramenta gratuita do Google é possível também compartilhar fotos e publicações sobre a sua empresa, o que é ideal para o público conhecer melhor a sua marca e ainda fazer seu perfil aparecer nas primeiras páginas do Google.

2) Site e Blog

Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google.

Justamente por este motivo que além de ter um site no qual estarão todas as informações da sua empresa, será preciso uma estratégia para fazê-lo aparecer no Google quando o usuário fizer a pesquisa, e um blog pode ajudar!

Criar conteúdos que atendam às diretrizes do Google é fundamental para fazer as páginas do blog aparecerem na rede de pesquisa.

3) SEO (Search Engine Optimization)

Em tradução literal significa otimizar para os mecanismos de buscas. Na prática é seguir algumas orientações do Google – que sempre prioriza a usabilidade do site para o usuário, ou seja, torna a experiência do internauta mais acessível possível.

São mais de 200 práticas de SEO que o Google avalia a todo instante, algumas delas são: palavras-chave, links internos e externos e até mesmo o tempo de carregamento do site e o tempo em que seus visitantes ficam por lá.

Assim, sites que carregam mais rápido e que conseguem reter as pessoas nele são muito bem vistas pelos buscadores. Dessa forma, seu site ficará entre os primeiros colocados nas listas de busca. Afinal, quanto mais longe do primeiro colocado você estiver, mais difícil será achar o seu site.

4) Redes sociais

As redes sociais já são parte integrante da vida e das rotinas da grande maioria das pessoas, o que faz com que elas sejam um excelente lugar para as empresas trabalharem, com o objetivo de atingir um maior número de pessoas.

Temos que levar em consideração o atual momento, o distanciamento social no qual muitos estão trabalhando em home office e a comunicação entre usuários e empresas também estão sendo à distância.

As diferentes plataformas do mundo digital ajudam a corporação a se conectar com os clientes, aumentar a conscientização sobre a sua marca e, através das estratégias de Marketing Digital, aumentar os seus leads e vendas.

E quais as mais acessadas diariamente?

  1. Facebook

  2. Instagram

  3. WhatsApp

  4. Twitter

  5. LinkedIn

  6. ClubHouse

  7. Telegram

  8. Entre outras.

Há algumas redes sociais mais acessadas do que outras, porém, uma empresa precisa estar presente naquela que seu público está. Não precisa aderir a todos os canais, mas naquele que faz mais sentido para o seu segmento. As redes sociais são meios de comunicação, no qual é possível desenvolver uma comunicação ativa com seu cliente.

5) Anúncios

Se uma empresa está começando agora a trabalhar sua marca nos canais digitais, será preciso uma ajuda extra: investir em anúncios.

Um dos principais benefícios de uma presença online é poder aproveitar os recursos do marketing digital para alcançar o público certo para as suas soluções a um custo bem menor que o do meio tradicional.

Experimente anunciar em plataformas como o Facebook Ads ou o Google Ads, que possibilitam segmentar seu material para o perfil certo de audiência, aumentando o alcance de uma publicação – nas redes sociais.

Dica extra: tenha empatia

A presença digital não significa vender o tempo todo por meio dos canais online, mas, significa estar presente para o consumidor onde e quando ele procurar pelo o que você oferece.

Tendo isto em mente, não foque apenas em vender, mas na necessidade do usuário.

Lembre-se que ainda estamos em meio a uma pandemia, então a empatia é a melhor estratégia neste momento.

Estas são as principais dicas para uma empresa marcar presença digital em 2021 e destacar a marca mesmo em meio às incertezas do mercado causadas pelo novo coronavírus.

O primeiro passo envolve estudar a fundo o perfil do público-alvo que você está tentando impactar.

Ao entender como, quais ferramentas e plataformas o público utiliza, você poderá desenvolver uma abordagem que se encaixe perfeitamente às expectativas tanto do internauta, quanto da sua empresa. Afinal, não faz sentido atuar em um espaço em que sua audiência não está.

Por fim, mantenha a sua estratégia em plena renovação.

A sua presença online deve ficar sempre em transformação conforme novas tecnologias e tendências surgem nessa área, além disso, é preciso manter a constância das publicações nos canais digitais.

Fique de olho nessas novidades para enxergar aquelas que podem ser benéficas para as necessidades da sua presença online, esteja onde o seu público-alvo está, crie uma estratégia de comunicação e destaque seu negócio em 2021!

Gostou dessas dicas? Compartilhe este conteúdo e deixe seu comentário! Se precisar de ajuda é só entrar em contato!

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