top of page

5 posições de marketing digital que estão em crescimento

  • Foto do escritor: Luiz Martins
    Luiz Martins
  • 18 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

A cultura digital vem crescendo exponencialmente, prova disso é que, das 15 profissões consideradas “em alta” no país em 2021, cinco estão relacionadas ao setor. Os dados são do relatório Empregos em Alta, do LinkedIn.

Analista de e-commerce, especialista em marketing digital e profissionais autônomos de conteúdo digital são alguns dos cargos relacionados ao marketing digital que apareceram com destaque na pesquisa.

Apesar da área digital estar relacionada ao marketing, este é um mercado que está aberto para qualquer pessoa não graduada de comunicação ou publicidade, pois trata-se de uma área diversa onde muitos papéis pedem desafios que vão além da criatividade, como exatas.

Confira as 5 posições em destaque:

  1. Analista de dados

  2. Especialista em e-commerce

  3. Especialista em marketing digital

  4. Profissionais de conteúdo

  5. Profissionais de criação

Analista de dados

Qualquer posição dentro do marketing digital deve ser orientada por dados, mas como trata-se de uma hard skill não tão presente no ambiente publicitário, o mercado busca ativamente uma pessoa analista de dados, que tem como objetivo tratar dados, interpretar e orientar a execução de serviços.

Quanto ganha ? De R$2000 a R$5000 a depender do nível profissional. (info vagas.com.br)

As formações mais comuns são: sistemas de informação, ciência da computação e administração.

Especialista em e-commerce

A pandemia aflorou o comércio digital e a demanda por profissionais especializados em e-commerce (para ocupar cargos de logística e marketing digital, por exemplo) aumentaram 43% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este profissional é responsável por planejar estratégias em plataformas de comércio eletrônico, desenvolve campanhas, acompanha usabilidade e experiência do usuário.

Quanto ganha? De R$1900 a R$3600 a depender do nível profissional.

As formações mais comuns são: comunicação social, publicidade e propaganda e administração.

Especialista em marketing digital

A pessoa especialista em marketing digital é responsável por identificar as necessidade e oportunidade no mercado digital, estudando comportamento de consumo, influências externas, concorrentes e tendências. É um profissional extremamente orientado por dados.

Quanto ganha? De R$3800 a R$6600 a depender do nível profissional.

As formações mais comuns são: comunicação social e publicidade e propaganda.

Profissionais de conteúdo

A grande evolução deste mercado nos últimos dois anos trouxe oportunidades para redatores e editores realizarem uma transição para novas funções de conteúdo digital, que obteve um aumento de 74% nas contratações durante o último ano. Os cargos mais oferecidos na área foram podcaster, YouTuber, coordenador(a) de conteúdo e editor(a) de vídeo.

Quanto ganha? De R$700 a R$2700 a depender do nível profissional.

As formações mais comuns são: jornalismo, comunicação social e publicidade e propaganda.

Profissionais de criação

O time de criação é sempre um dos mais afetados em momentos de crise, porém, entre 2019 e 2020 houve um aumento de 67% no número de contratações de designers e ilustradores. Apesar da internet proporcionar um ambiente para a criação amadora, as marcas apostam na criação de alto nível para alavancar sua comunicação digital.

Quanto ganha? De R$1500 a R$3800 a depender do nível profissional.

As formações mais comuns são: design gráfico e comunicação social.

Confira as posições em alta nesta pesquisa do LinkedIn.

Comentários


© 2025 | by Luiz Martins

  • Spotify
  • Youtube
  • LinkedIn
bottom of page