O olhar do profissional de comunicação em 2021
- Luiz Martins
- 28 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Foco e agilidade são as palavras-chaves para nortear os profissionais que atuam com marketing, publicidade, design, jornalismo e outras profissões que lidam diretamente com a comunicação online em 2021.
O cenário da pandemia da covid-19 proporcionou uma mudança de comportamento nas pessoas. Em alguns casos, mudanças extraordinárias! Quem não comprava ou não consumia informações através da internet, passaram a ter acesso e preferências – no começo, “obrigadas”, depois por perceberam a praticidade e credibilidade que apps e sites proporcionam ao realizar uma compra ou ao consultar o saldo da conta, por exemplo. E isso influencia diretamente no trabalho realizado pelos profissionais que estão por trás das telas e à frente do mercado.
Talvez uma das principais dificuldades do anunciante, ou de qualquer outro emissor, é se comportar como uma empresa e ao mesmo tempo “falar a mesma língua” das pessoas que estão conectadas o tempo todo, que buscam conteúdos de entretenimentos, dos mais variados tipos, e que esperam essa mesma atitude de quem está transmitindo a mensagem.
Quem diria que um meme poderia ser um atrativo para conectar um público a um negócio? E mais: um público fiel e apaixonado. Quem diria que uma foto de um celular, sem filtro ou tratamento, com mais naturalidade e humanização, poderia substituir layouts complexos e resultar em bom engajamento e conversão? Tudo isso tem uma explicação bem simples e clara: conexão com a realidade. Todas as gerações buscam se relacionar com quem (entende-se outras pessoas, empresas ou instituições) transmite leveza e verdade ao falar com sua audiência, o que é uma experiência mais real e verdadeira.
Os caminhos para creditar a verdade
A linguagem em 1ª pessoa tem sido o grande diferencial para isso tudo acontecer. Podemos dizer que são as famosas personas, que podem se expandir ao trazer alguém real, virtual; como o caso da Lu do Magalu ou por terceiros; como o caso dos influencers. O mais importante é expressar sentimentos, ensinar, educar, corrigir os erros, pedir opinião, fazer piadas saudáveis e assim por diante. Essa transparência se tornou fundamental e uma das principais exigências de quem procura por conteúdos na internet, mesmo que ainda de forma inconsciente.
Outro ponto importante é ter uma presença ativa nos canais digitais todos os dias, com relevância e variedade.
A direção para toda energia e dedicação
O aumento contínuo de pessoas conectadas, o número alto de concorrências em todos os segmentos e a variedade de assuntos simultâneos (reality show, vacina, ciência, política, datas sazonais etc.), geram um mix de informações e procuras na internet, causando um acúmulo de informações em tempo real.
E com tudo isso, os profissionais precisam buscar um espaço para que o seu trabalho seja notado, para que o seu produto/serviço seja bem visto e aceito. É uma “briga” muito grande para ter a atenção necessária, e isso só reforça que o olhar precisa mirar para as pessoas, falar como elas falam, entender sobre o que elas entendem ou procuram, estar atento a tudo o que está acontecendo no mundo e permanecer disposto a mudar todo planejamento, se necessário, pois cada dia apresenta uma novidade, tornando-se a pauta do momento, que é o principal resultado de buscas e interesses que estará na boca (e no dedo) do povo e no trending topics.
É preciso ter maturidade profissional suficiente para entender que não basta olhar somente para a mídia e para os interesses do próprio negócio, é necessário enxergar os anseios, os sentimentos e as necessidades das pessoas; que mudam a cada momento.



Comentários